Relatórios Bobológicos

Meu coração é seu

09 de Setembro | 2024

Eu, Dra. Ricota, cheguei a um hospital novo e estou descobrindo novas formas de me aproximar de cada pessoa que está ali, dos funcionários aos pacientes. Cada dia tem sido um novo aprendizado. Agora, faço dupla com um doutor de 10 metros de altura e 10 cm de largura; ele diz que participou de alguns filmes, como o Titanic, interpretando o mastro do navio. Tem sido incrível trabalhar com gente famosa… O Dr. Ossildo tem um foco tão potente que se perde no meio de todas as coisas que acontecem.

Numa das nossas primeiras visitas à UTI, o Dr. Ossildo olhou para um lado lá das alturas e eu, Dra. Ricota, direcionei o meu olhar para um quarto onde uma pessoa me passava informações por meio de gestos; ele contou que a paciente não escutava. Guardei aquela informação para poder dar o melhor no momento da interação… Como boa fofoqueira, contei para o Dr. Ossildo para nos atentarmos a esse detalhe.

Ao chegarmos ao quarto da paciente (vou chamar de Flora), que o acompanhante já tinha me passado informações, vimos que não havia espaço para dois doutores bobologistas, pois já estava lotado: havia uma enfermeira, a Flora e o acompanhante. Isso não foi um problema; ficamos na porta, compondo aquele espaço pequenino e cheio de possibilidades.

Foi naquela porta que senti que deveria entregar meu coração para a Flora. Para a minha surpresa, ela respondeu fazendo um coração com as duas mãos. O Dr. Ossildo, vendo isso, ficou com ciúmes e quis dar um coração maior. E assim começou uma competição: fiz um coração com a mão, o Ossildo fez maior; fiz um coração com os braços, o Ossildo fez intenso; entreguei o meu coração, e ele fez o mesmo… E num fluxo de corações sendo entregues para a paciente, ela nos mostrou que fazia mais sentido juntar os corações para ficar melhor ainda.

Ela nos mostrou que deveríamos deixar a competição para unir nossos corações. A Flora ensinou que o coração pode ser pequeno no gesto, mas grande na ação. Ela fez um coraçãozinho com os dedos e nos ensinou que isso era o bastante. Foi assim que ensinamos toda a equipe a fazer o gesto para a Flora, que sorria.

Dra. Ricota
Hospital de Amor

 

Doações

O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

LEI DO INCENTIVO A CULTURA - LOGO NOVA 22.02.2024

Realização:

site logo governo federal

Patrocínio:

Proac logo

Realização:

Logo Estado de SP

Patrocínio:

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

PRONAC

Patrocínio:

PROAC

Patrocínio: