O Instituto
Conheça o Instituto Sociocultural
Integrando de forma pioneira cultura, humanização e saúde!
Em 13 de dezembro de 2008, o Hospital de Câncer de Barretos deu um novo passo em seu protagonismo na prevenção e tratamento do câncer no Brasil e criou o Instituto Sociocultural, uma pessoa jurídica distinta da Fundação, com o objetivo de desenvolver atividades nas áreas de educação e cultura em sua interface com a saúde pública, dentre outras coisas.
O Instituto Sociocultural é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2008 por meio de iniciativa da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação Pio XII.
Em razão das diferenças em suas naturezas jurídicas e objetivos, a Fundação Pio XII e seu Instituto Sociocultural complementam-se em suas atividades, sobretudo, em áreas nas quais anteriormente a Fundação não conseguia, por si própria, executar projetos, como no caso dos incentivos fiscais da cultura (Lei Rouanet).
A lista de atividades do Instituto Sociocultural Hospital de Câncer de Barretos é extensa e vai desde projetos e ações de ensino e pesquisa visando à melhoria da vida e dos indicadores sociais da população até o desenvolvimento de projetos relacionados aos direitos humanos e à cultura, por exemplo.
Integrando cultura, saúde e ciência, o Instituto Sociocultural vem trazendo à sociedade de Barretos e também de outras regiões uma abordagem da doença como ocorrência dinâmica, que pode ser pensada a partir de atividades lúdicas que extrapolam seu universo a partir de vivências e linguagens que estimulam a humanização dos processos de prevenção, tratamento e cura.
Missão
Apoiar a Fundação Pio XII, Hospital de Câncer de Barretos, no desempenho de suas atividades socioculturais e de pesquisa e prestar serviços à sociedade em projetos e interesses públicos.
Visão
Ser uma instituição de reconhecida excelência na gestão sustentável de projetos socioculturais.
Princípios
Ética, inovação, excelência, transparência e cultura do mérito.
Doações
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.