Mídia
Qual o verdadeiro sentido da vida? Caçadores de Bons Exemplos visitam o Hospital de Amor e realizaram palestra inspiradora para os colaboradores
Você já se imaginou largando tudo para viver um propósito? Viver apenas com o necessário, sem tantos pesos emocionais e materiais? Foi isso que o casal Iara e Eduardo decidiram em 2011.
O projeto – que inicialmente tinha duração de cinco anos – cresceu de uma forma tão brilhante, encantadora e única que o casal continua ajudando as pessoas até hoje. Inclusive, o projeto Caçadores de Bons Exemplos se tornou a maior curadoria de projetos sociais do Brasil.
Para chegar até os dias atuais, eles passaram por muitas coisas, mas o pontapé inicial para criarem a coragem de desbravar o mundo em buscas de bons exemplos que tinham o objetivo de ajudar as pessoas, foi com os seguintes questionamentos:
1. Só existem notícias ruins?
2. Qual o verdadeiro sentido da vida?
Após refletir por muito tempo sobre essas questões, o casal foi buscar aprendizados. Iara e Eduardo doaram e venderam a maioria dos seus pertences e embarcaram em buscas de pessoas que procuram a solução dos problemas, que pensam no coletivo e que tem o propósito de ajudar o próximo. De acordo com eles, tudo começou a mudar ainda na estrada. “O que era um egoísmo de mudar apenas o casal acabou se transformando em uma vontade de contribuir com as pessoas e trazer outros significados para a visão delas.”
Ao entrar neste assunto, o casal relembra de quando recebeu uma mensagem especial e impactante de uma pessoa que já havia tentado suicídio três vezes. A mensagem era: “Obrigado por salvar a minha vida”. Ao dividirem esta lembrança, Iara e Eduardo ressaltaram que muitas vezes nem sabem como ajudou o outro, mas que ficam gratos e felizes por saber que mudou a visão de alguém sobre o mundo.
Os caçadores de bons exemplos visitam e conhecem diversos projetos, na maioria das vezes, os locais são indicações de moradores e de pessoas que apoiam a iniciativa do casal. Com as mídias sociais, essas indicações se tornam mais fáceis e flexíveis. Para instigar as pessoas a indicarem projetos que inspiram, eles as questionam: “Quem é um bom exemplo para você?”, a partir da resposta, eles conhecem propósitos encantadores.
O casal já conheceu mais de seis mil projetos, percorreu mais de 1 milhão de milhas, conheceu 24 países e escreveu 10 livros. Nessas caminhadas, é comum que eles retornem a visitar as ações que já foram conhecidas anteriormente, devido ao apego pelo propósito e pelas pessoas. Vale ressaltar que todo dinheiro arrecadado é compartilhado com os projetos sociais.
Além da Jornada do Bem (iniciativa no qual o casal se desloca pelo Brasil para conhecer bons exemplos), Iara e Eduardo também tem mais dois projetos, o Hackaton do Bem e Tribo do Bem. O ‘Hackathon do Bem’ é voltado para estudantes e tem o objetivo de desenvolver soluções por meio da tecnologia. Já o ‘Tribo do Bem’ consiste na valorização dos professores de escola pública do Brasil.
Desde o início do projeto, Iara e Eduardo dizem que houve muitas mudanças pessoais. “Somos mais humildes e companheiros. Hoje, nós exercitamos o ‘não julgamento’. Nós tentamos entender o que levou a pessoa para aquele momento; a gente conhece a história da pessoa e não julga”, destacou Eduardo Xavier.
No ano de 2012, quando vieram para o município de Barretos (SP), o Hospital de Amor – antigamente nomeado como Hospital de Câncer de Barretos – foi o local escolhido. Na oportunidade, eles conheceram a unidade infantojuvenil, recém-inaugurada. “Quando chegamos ao hospital, nós percebemos que a humanização estava presente ali. Eu já tive experiências pessoais e passei por alguns hospitais, então, quando eu cheguei aqui, eu vi que todo o processo é cheio de amor e carinho, de todos os profissionais”, destacou Iara Xavier.
Agora, em 2024, o casal retorna ao Hospital de Amor e destaca que se encantou ainda mais pelo projeto. “Eu me apaixonei pelo hospital em 2012 e me apaixonei mais ainda quando mudou o nome para Hospital de Amor, porque eu sinto que aqui não é o tratamento do câncer, é o tratamento do amor. É um privilégio para nós termos conhecido o HA em 2012 e voltar para cá hoje, porque tudo aqui transborda amor”, compartilhou os Caçadores de Bons Exemplos.
A palestra que reuniu mais de 400 colaboradores da instituição e foi realizada na 7ª edição do Cuidando de Quem Cuida, foi cheia de motivação e humanização. Em um bate-papo animado, o casal reforçou a importância do trabalho dos profissionais que atuam no Hospital de Amor.
*A palestra foi viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio do PRONAC (Lei Rouanet)
Doações
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.