Mídia
O Instituto Sociocultural realizou a exposição inédita ‘American Streamlined Design’ no IRCAD América Latina.
A American Streamlined Design ou desenho aerodinâmico, surgiu na década de 1930 e representou uma etapa importante na história da arte e do design. Inspirado em um futuro utópico e idealizado à época, trouxe a objetos do dia a dia o glamour de linhas fluidas, curvas suaves e formas arredondadas inspiradas na aerodinâmica de aeronaves, trens e automóveis. Como resultado, o mundo foi invadido por uma incrível gama de objetos de formas ousadas e inesperadas, que ainda hoje enchem os olhos e atiçam a imaginação.
O Instituto Sociocultural do Hospital de Amor e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo apresentaram a exposição inédita: American Streamlined Design, por meio do Programa de Ação Cultural – PROAC/ICMS. A mostra exibiu o acervo do colecionador italiano Giacomo Favretto e ficou aberta à visitação do público de 18 de agosto a 14 de setembro, no IRCAD América Latina. O evento teve acessibilidade para pessoas com deficiência física, visual e auditiva.
Ao questionar o colecionador italiano, Giacomo Favretto, sobre a exposição, ele relatou: “Gostaria muito que a população de Barretos e região pudessem visitar e conhecer as peças que eu selecionei. Tem objetos do dia a dia que, até hoje, estão com o seu design atual. Também há outras peças que impressionam pela modernidade e linhas futuristas. A nossa equipe trabalhou com muito carinho e espero que as pessoas gostem”.
A exposição foi composta por cerca de 100 objetos. Entre eles: caixa de ferramentas Torpedo, década de 1940-EUA, produzida por Blackhawk; Rádio Talisman, produção Tesla 1956, na antiga Checoslováquia; Caixa de jogo de tabuleiro “Streamlined Train Game”, década de 1940-USA; Ventilador Samson Safe-flex, 1938-EUA; Luminária inspirada no avião DC3, década de 1940; Ferro de passar Petipoint,1941-USA, e Fatiador de frios Hobart Streamliner, 1942-USA.
O colecionador:
Giacomo Favretto é natural de Milão (IT), onde cursou Engenharia Mecânica na Escola Politécnica de Milão. Em seguida, fez Desenho Industrial, curso que concluiu em 1974, antes de vir para o Brasil e se radicar na cidade de São Paulo.
Tornou-se fotógrafo profissional no mercado publicitário e dedica-se por diletantismo à fotografia de viagem.
Em 1977, realizou uma volta ao mundo e uma extensa viagem pelo oriente em 1981. Em 1997, conquistou o Leão de Ouro do ‘Festival Internacional de Propaganda de Cannes’.
Atualmente, desenvolve trabalhos pessoais, em fotografia, inspirados por sua paixão pelo design e por suas coleções de antiguidades, entre as quais, este importante acervo do American Streamlined Design.
Doações
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.