Mídia

O Instituto Sociocultural do Hospital de Amor apoia a ação espacial da ‘Orion Planetários’ na unidade infantojuvenil.

18/07/2023

Oferecer tratamento de qualidade, amor e humanização para os pacientes do Hospital de Amor é o principal objetivo da instituição. Durante os procedimentos, os pacientes ficam restritos a algumas atividades e acabam se distanciando da sua rotina. Geralmente, os mais afetados pelo distanciamento do cotidiano, dos familiares e dos amigos são as crianças, dessa forma, é importante ter projetos sociais para que elas se sintam acolhidas.

De acordo com a terapeuta ocupacional da unidade infantojuvenil, Mariana de Moura, “ações assim são importantes porque ampliam o repertório ocupacional das crianças, além de apresentar experiências que elas poderiam perder devido ao afastamento da rotina escolar e familiar”. Ao ser questionada sobre o sentimento dos pequenos após os projetos sociais, ela relata que, as vezes, alguns pacientes chegam no hospital tristes e, depois dessas ações, eles ficam mais felizes. “Acredito que no final, além do tratamento, são essas ações que o Hospital de Amor realiza que ficam na memória deles”.

Sabendo da importância de levar conhecimento e humanização para os pacientes do Hospital de Amor, o Instituto Sociocultural apoiou uma ação espacial da ‘Orion Planetários’.

Há 7 anos atuando no mercado, a ‘Orion Planetários’ oferece um serviço de planetário móvel para as escolas do sul e do sudeste do Brasil. A experiência visa levar para as crianças uma aventura espacial com projeções de imagens em 360° e conhecimentos sobre a astronomia e ciência. “Nós decidimos fazer a apresentação de astronomia para as crianças do Hospital de Amor porque nós entendemos que, às vezes, elas não têm a oportunidade de conhecer porque não há planetários próximos da região, o mais perto é na capital”, afirmou o membro da ‘Orion Planetários’, Renato Braga.

Com o planetário móvel, a Orion consegue trazer aprendizado sobre a astronomia, diversão e uma viagem lúdica. A ação dura, em média, de 20 a 30 minutos dentro de uma cabine de ar e, durante a experiência são passados vídeos informativos sobre astronomia e há interações com as crianças. “O nosso propósito foi trazer diversão para o dia dos pacientes e conhecimento”, relata o gerente de vendas da Orion, Daniel Shiguemoto.

A atividade aconteceu no dia 17 de julho, na unidade infantojuvenil do Hospital de Amor, e contou com 200 crianças. Para a mamãe da Heloisa, Jéssica Neves, “essas dinâmicas são importantes porque tiram um pouco da ansiedade da coleta, do exame e controla a apreensão da criança de passar por tudo isso.” Para a pequena, natural de Sacramento (MG), a parte favorita da experiência foi aprender sobre o sol, o seu tamanho, onde nasce e onde se põe.

Além desta ação, o Instituto Sociocultural aplica e apoia outras atividades lúdicas e pedagógicas, com o objetivo de fornecer humanização e amor aos pacientes oncológicos pediátricos do Hospital de Amor, diminuindo assim, os impactos causados pelo tratamento oncológico.

icone-galeria-fotosClique e veja a galeria de fotos

Doações

O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

LEI DO INCENTIVO A CULTURA - LOGO NOVA 22.02.2024

Realização:

site logo governo federal

Patrocínio:

Proac logo

Realização:

Logo Estado de SP

Patrocínio:

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

PRONAC

Patrocínio:

PROAC

Patrocínio: