Mídia

O índice de leitura no Brasil e a importância de incentivar esse hábito desde a infância

A prática da leitura é essencial em qualquer momento de nossas vidas, mas principalmente para as crianças e jovens, pois implicam em momentos importantes como no desenvolvimento cognitivo e em provas e vestibulares. Mas mais do que colaborar com o aumento do vocabulário, compreensão de texto, aprendizado sobre ortografia, o “ler” também promove melhorias emocionais, como autoconhecimento, aumento de empatia e compreensão de outras realidades culturais.

E você sabia que aqui no Brasil esse hábito de leitura é baixinho? Pois é, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro a cada quatro anos e em âmbito nacional, concluiu em sua 4ª edição (2016) que o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante, com apenas 2,43 desses livros lidos do início ao fim.

Desse modo, é possível ver que a leitura ainda não é vista como uma atividade de lazer, com é o caso da TV, filmes, séries e músicas que são consumidas diariamente. Mas não podemos desconsiderar que existem diversos motivos para que essa leitura não ocorra, como a falta de tempo, rotina de trabalho ou estudos muito intensa, dificuldade na leitura e o acesso aos livros.

De acordo com matéria do blog Leiturinha, é preciso lembrar que a interpretação necessária para compreender algumas obras literárias, principalmente os clássicos, precisa de muita prática e contato com os textos. E incentivar esse hábito da leitura desde pequeno pode colaborar muito para a educação.

O hábito de leitura é extremamente importante e devemos incentivá-lo desde pequenos, com histórias menores, formulando frases, deixando que a criança participe da contação e cultive o amor pelos livros!

Considerando que muitas crianças continuam em recesso escolar, como é o caso da rede municipal daqui de Barretos/SP, é importante que neste período em casa elas continuem tendo contado com a arte, cultura e a leitura, assim como era na escola e por isso temos uma dica especial para você: O site do Instituto Sociocultural está repleto de conteúdo em vídeos produzidos pelos professores das oficinas do projeto Arte para a Vida e do projeto Teatro na Educação. Todo o material está disponível gratuitamente e pode ser um grande aliado na hora de incentivar o hábito da leitura também!

Fonte: Blog Leiturinha

Doações

O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.

Parceiros

Conheça os parceiros do Instituto.