Mídia
Instituto Sociocultural do Hospital de Amor e ImageMagica trazem a peça “A Princesa dos Caminhos” para os pacientes da instituição
Você já se imaginou em um mundo encantado, onde não há problemas, apenas pássaros cantando, uma felicidade infinita e um príncipe encantado? A princesa Elen já! Mas, tudo isso mudou quando ela conheceu mulheres incríveis que a fizeram perceber que ela pode conquistar o mundo, mesmo com as adversidades e sem, necessariamente, um príncipe ao seu lado.
Antes de falarmos sobre a história da princesa Elen, é importante saber como o projeto começou. A peça é realizada pela Companhia das Madás e é categorizada como ‘teatro de empoderamento’, um tipo teatral formado por enredos que proporcionam momentos lúdicos de reflexões, decisões, autoconhecimento, autoestima e criatividade.
A ‘Companhia das Madás’ surgiu com o objetivo de trazer para o palco diferentes assuntos que precisam ser debatidos com a sociedade. Além disso, a diretora e atriz, Karol Garrett, relata que também é importante destacar alguns fatos que foram ignorados durante o tempo. “Queremos ter a oportunidade de dar voz e protagonismo para as figuras femininas que foram esquecidas ao longo da história e mostrar que as mulheres não vivem ao redor de um homem com o propósito de conseguir um marido”.
O roteiro da peça é divertido e traz reflexões sobre feminismo, diversidade, racismo, cultura e conhecimento. Durante o questionamento sobre a criação da história, a produtora da Cia. das Madás, Giovana Arruda, relata: “pensamos em realizar um roteiro para as crianças, porque acreditamos que falar sobre esses assuntos são importantes para a nossa base, porque acreditamos que eles são o nosso futuro. Mas, ao mesmo tempo, nós queríamos um texto que fosse importante para os pais e para os adultos, porque são eles que acompanham as crianças”.
Durante a apresentação, o público tem a oportunidade de conhecer a história de Simone de Beauvoir, Anália Franco, Elizabeth I e Dandara, mulheres com marcos importantes na história. Além do roteiro, o figurino – elaborado pela atriz e figurinista Vitória Micheloni – também foi pensado individualmente em cada personagem, trazendo características deles nas vestes e nos objetos usados.
ImageMagica:
O projeto teatral ‘A Princesa dos Caminhos’, é viabilizado pela ImageMagica, parceira de longa data do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor.
A ImageMagica é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua para ampliar o acesso e o direito à cultura. Ela tem o objetivo de potencializar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que contribuam para a sensibilização no olhar para o outro e para o mundo, transformando realidades.
Todos os anos, a ImageMagica vem ao Hospital de Amor para aplicar o programa de empoderamento e humanização. Os colaboradores da instituição tiram fotos individuais e em grupos e pensam em legendas, possibilitando assim, autoconhecimento e reflexões.
Durante o trabalho da ONG no Hospital de Amor, houve a apresentação da peça ‘A Princesa dos Caminhos’. De acordo com a Arte Educadora da ImageMagica, Eliana Stolagli, “o espetáculo é um presente para o Hospital de Amor por conta da parceria que temos há anos. Nós fazemos muitos projetos aqui, então, trouxemos a peça como um presente para os pacientes da unidade infantojuvenil.”
Esses momentos são importantes para o conhecimento, crescimento e distração das crianças que estão em tratamento no Hospital de Amor. Além desta ação, o Instituto Sociocultural apoia e desenvolve outros projetos, com o objetivo de levar atividades lúdicas, humanização e amor aos pacientes do HA.
Doações
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.