Mídia

IFSP Campus Barretos, em parceria com o Instituto Sociocultural, realiza Oficina de Artesanato Cultural para pacientes e acompanhantes do Hospital de Amor

29/08/2024

Na maioria dos casos, pacientes e familiares saem do seu município para realizar o tratamento oncológico no município de Barretos (SP), no Hospital de Amor. Dessa forma, eles deixam suas casas, seus parentes e o seu emprego. Por isso, projetos sociais que tem o objetivo de aliviar as tensões causadas pelas adversidades e que incentivam o empreendedorismo são de extrema importância.

A Oficina de Artesanato Cultural para pacientes e acompanhantes do Hospital de Amor, que acontece toda sexta-feira no Alojamento Madre Paulina, é uma parceria entre o Instituto Sociocultural do HA e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Barretos. A ação tem o objetivo de oferecer arteterapia para os participantes, além de fomentar o empreendedorismo dentro da comunidade.

Idealizado e coordenado pela Prof.ª Dra. Adriana Oliveira, que possui especialização em educação e arteterapia, o projeto surgiu de um desejo de ajudar pessoas que estão passando por algum momento difícil e que, muitas vezes, acabam ficando longe de casa devido ao tratamento oncológico. A condutora da oficina também explicou que ele foi desenvolvido pensando nas cinco regiões brasileiras (norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste) e dividido em cinco módulos.

“O primeiro módulo foi a região Norte, no qual, nós trabalhamos com biojóias. Depois, fizemos produtos com aquarelas, que representa as paisagens do Centro-Oeste do nosso país. Para representar o Sul, o item escolhido foi as bonecas de pano. Para o Sudeste, pintamos as tradicionais mandalas feitas em MDF, e por fim, para o Nordeste, trabalhamos com flores em fuxico, esculturas com papel machê e com papietagem, mini flâmulas estandartes para festas, entre outros produtos”, explicou a professora do magistério superior, Adriana Oliveira.

O projeto, que já está sendo aplicado há dois anos para os pacientes e acompanhantes do HA, tem como pilar a sustentabilidade, um tema muito importante para o IFSP e para o Instituto Sociocultural do Hospital de Amor. Para trabalhar com a preservação do meio ambiente, as peças são sustentáveis e alguns dos materiais utilizados para confeccionar os produtos são: vidros, plásticos, restos de materiais de construção que seriam descartados e CDs.

O IFSP – Campus Barretos tem uma responsabilidade social que deve ser expressa por meio dos projetos de extensão. Portanto, esta atividade visa retirar os alunos de dentro da universidade e trazê-los para vivenciar atividades sociais que contribuem com a sociedade, desenvolvendo assim, competências relacionadas à área do seu curso.

De acordo com a responsável pela oficina, “esta ação tem um impacto muito positivo na vida desses alunos. Eles têm a oportunidade de desenvolver competências que não seriam possíveis dentro da universidade, por exemplo, a solidariedade, que é um componente muito importante aqui do Hospital de Amor”, ressaltou Adriana Oliveira.

Para o estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP Campus Barretos, Matheus da Silva, é de extrema importância essa relação com as pessoas. “Quando você conhece pessoas que abdicam da sua vida, da sua cidade e da sua casa para fazer um tratamento que pode ser muito difícil, você começa a dar valor nos pequenos detalhes. Poder ajudar e contribuir com o alívio das tensões com a arteterapia é muito bom, é lindo”, ressalta o estudante e voluntário.

Já para a Lua Moreira, também estudante do curso e voluntária do projeto, a experiência está sendo bem significativa. “Eu aprendi a fazer artesanato com 13 anos, com um professor de filosofia e, desde então, sempre faço artesanato. E agora eu estou aqui, passando os conhecimentos que eu tenho para outras pessoas. Esse projeto social traz uma consciência humana e te ensina a como tratar, conversar e educar o próximo. E aqui, eu estou aprendendo diversas formas e maneiras, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente”, desabafa a futura docente.

Além dos alunos do curso de Ciências Biológicas, dona Fátima Castro, natural de Uberaba (MG), também é uma voluntária assídua neste projeto. “O que mais me impulsiona em ser voluntária em projetos sociais é a gratidão em poder ajudar alguém que está passando por um momento difícil. Eu fico muito feliz em passar algumas horas do meu dia conversando, ouvindo e trocando energias boas com os pacientes e acompanhantes”, relata a voluntária.

O projeto, que já acolheu e inspirou diversas famílias, reúne todos os participantes em uma sala no alojamento Madre Paulina, e contribui para com o trabalho em equipe com carinho, admiração e respeito.

Doações

O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

LEI DO INCENTIVO A CULTURA - LOGO NOVA 22.02.2024

Realização:

site logo governo federal

Patrocínio:

Proac logo

Realização:

Logo Estado de SP

Patrocínio:

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

PRONAC

Patrocínio:

PROAC

Patrocínio: