Mídia

Coral Papo Furado passa a integrar os projetos do Instituto Sociocultural

19/02/2024

O coral ‘Papo Furado’ é composto por pacientes laringectomizados do Hospital de Amor, ou seja, que tiveram a retirada total da laringe por causa do câncer. O grupo surgiu em 2002 e, na época, havia poucos pacientes que integravam o projeto. Com o passar do tempo, o coro cresceu e hoje é reconhecido e conhecido pelo Hospital de Amor e por alguns parceiros da instituição, incluindo artistas musicais.

Com objetivo principal de ajudar na reabilitação e na inclusão dos pacientes, desenvolvendo a autoestima e melhorando a qualidade de vida, o projeto também trabalha a sua autossuperação. Para os pacientes que não imaginavam voltar a falar, hoje, cantar e se apresentar é um grande avanço!

Desde 2023, o Coral Papo Furado faz parte dos projetos do Instituto Sociocultural e está sob responsabilidade da fonoaudióloga e fundadora, Juliana Levy. As apresentações e os ensaios acontecem mensalmente nas unidades do Hospital de Amor, em Barretos (SP).

Para 2024, Levy está trabalhando, junto ao grupo, as práticas do coral com ênfase na parte social. “Neste ano, o grupo irá realizar vários encontros com dinâmicas para que eles consigam trabalhar questões pessoais juntamente a família deles”, relata a fonoaudióloga.

O Instituto Sociocultural aproveitou a oportunidade e a questionou sobre algumas curiosidades sobre o projeto. Confira as respostas!

Como surgiu o nome ‘Papo Furado’?
R: O nome do grupo Papo Furado foi dado por um paciente justamente pela perfuração do papo, o buraco da traqueostomia.

Quem pode participar do projeto?
R: Todos os pacientes submetidos a laringectomia total, quando iniciam o pós-operatório, são convidados a participar.

Quais os benefícios para os pacientes que participam do grupo?
R: O benefício é estar em contato com os iguais e devolver qualidade de vida para eles. Quando o paciente tira a laringe, ele perde a voz e desconhece a sua identidade. Então, estar em contato com outras pessoas e conversar sobre as dificuldades contribui nas questões de superação.

Como é escolhido o repertório das músicas?
R: O repertório é escolhido pelos pacientes e pelo tipo de música que eles têm mais facilidade, após isso, a gente adequa para a realidade deles. Às vezes, adaptamos a música para que eles cantem um pouco mais devagar ou mudamos a entonação.

 

DEPOIMENTOS DE SUPERAÇÃO

João Ap. de Carvalho – Paciente do Hospital de Amor

“Quando eu tive a doença, eu já havia parado de fumar. Já não adiantava mais…

Eu fiz os exames e foi constatado câncer de laringe, e então, eu iniciei o tratamento aqui no Hospital de Amor.

Eu fiz a cirurgia, fiquei oito meses me alimentando apenas pela sonda e fiquei três anos sem comunicação labial, usando apenas uma caneta e um papel para me comunicar, até eu colocar uma prótese para conseguir falar.

Participar do projeto é uma maravilha, né? Principalmente pela amizade que a gente criou dentro da instituição, essa família que é o coral Papo Furado! Para mim, todas as vezes que venho aqui é uma emoção nova. Eu só tenho a agradecer o Hospital de Amor.

E quer um conselho? Fique longe, principalmente do tabaco! Prevenção salva vidas!”

 

Ilda Luz – Paciente do Hospital de Amor

“Eu achei que já tinha acabado a minha vida quando descobri que estava com câncer, principalmente quando fiquei sabendo que iriam retirar toda a minha garganta.

Eu vim para o Hospital de Amor e me senti muito bem. Todo mundo trata a gente bem, todo mundo mesmo! Esse Hospital é de amor mesmo, viu?!

Estou com saúde agora, estou bem. Já faz treze anos e espero que, se Deus quiser, venha muitos e muitos anos ainda.

Quando eu tinha voz, eu cantava em casa. Agora, imagina eu cantando para muita gente, cantando para cantor… Eu nunca imaginei isso na minha vida!”

Um conselho? Não fume e não beba, porque olha… eu perdi a minha voz e isso acaba mesmo com a gente.”

 

RELEMBRANDO MOMENTOS ESPECIAIS

1. Em 2019, o Coral Papo Furado teve a honra de ganhar um padrinho oficial para o projeto. Em um momento especial, o Mariano, da dupla Munhoz & Mariano, foi convidado para apadrinhar o grupo e ele aceitou.

Após isso, o Papo Furado foi um dos destaques do Lançamento do 1º Rodeio Pela Vida, organizado pelo Hospital de Amor.

Durante o evento, o cantor Mariano contou sobre seu envolvimento com a instituição e sua gratidão, por ter tido sua mãe curada de um câncer na garganta. “Eu estive aqui no HA com a minha mãe, quando ela iniciou seu tratamento, e realmente eu pude viver o Hospital de Amor, ficando completamente apaixonado e encantado com o que eu vi. Durante os seis meses em que eu fiquei ali, eu pude sentir, a cada dia, um pouco do amor que existe em todas as pessoas que atuam nessa instituição. Hoje, graças a Deus minha mãe está curada e, apesar de ela já ter saído do hospital, eu não consigo sair nunca mais”, declarou Mariano.

Para finalizar o evento, o grupo cantou junto aos artistas e trouxe emoção ao público que estava presente.

 

2. No final de 2019, o Hospital de Amor recebeu a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, madrinha do projeto de reabilitação não oncológica, o Dream. Durante uma cerimonia para falar sobre a importância do voluntariado e de um mundo mais social e inclusivo, o coral Papo Furado se apresentou e emocionou a todos, entoando a música ‘É preciso saber viver’, do Titãs.

 

3. Em 2023, durante a celebração da parceria com a Fundação BB para criar o Diretório de Reabilitação Moderna (Dream), em Barretos (SP), os convidados se emocionaram com a apresentação do Coral “Papo Furado” e ouviram os agradecimentos especiais do presidente do HA.

A celebração dessa parceria de sucesso contou ainda com uma participação muito especial! Durante uma visita à Barretos (SP) e ao Hospital de Amor, o atacante da Seleção Brasileira, Richarlison, visitou as obras do Dream, conheceu a estrutura de alguns departamentos do HA e ofereceu muito carinho aos pacientes e colaboradores da instituição. O jogador estava presente durante a apresentação do coral e ficou bastante emocionado.

Doações

O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

LEI DO INCENTIVO A CULTURA - LOGO NOVA 22.02.2024

Realização:

site logo governo federal

Patrocínio:

Proac logo

Realização:

Logo Estado de SP

Patrocínio:

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

PRONAC

Patrocínio:

PROAC

Patrocínio: