Mídia
Com direito a músicas e performance, Deivid Freitas ministrou a sua palestra, titulada como ‘Um show de motivação’, na sexta edição do Cuidando de Quem Cuida
Com o intuito de abordar temas como Inteligência Emocional, Ética, Motivação, Liderança e Felicidade, Deivid conversou com os profissionais do Hospital de Amor sobre a perspectiva positiva do papel de cada um dentro da instituição. A palestra, que marcou a sexta edição do ‘Cuidando de Quem Cuida’ e que foi dividida em duas sessões, foi um momento descontraído e motivacional, de muita aprendizagem e ensinamentos.
No início do encontro, o palestrante pediu para que as pessoas se abraçassem e, após isso, pensassem na pessoa que mais ama. Para esta atividade, ele deu um tempo de 10 segundos e ao final, ele trouxe a primeira reflexão para o grupo: “quando eu digo para você pensar na pessoa que mais ama, quanto tempo você demoraria para pensar em você mesmo?”
A partir deste momento, Deivid Freitas afirmou que na vida somos bastantes exigidos e que não podemos esquecer de cuidar de nós mesmos. Para fechar a primeira reflexão, ele relata: “Eu espero que você se reconheça e veja a grandeza e a importância do que você faz”.
Durante o bate-papo, ele também falou sobre a importância de ter sonhos, metas e motivações. Para exemplificar melhor, Deivid relembrou uma cena do filme ‘Alice no País das Maravilhas’.
Cena do filme:
Alice está perdida e pergunta ao Gato de Cheshire:
– Gato Cheshire… pode me dizer qual caminho eu devo tomar?
O Gato responde:
– Isso depende muito do lugar para onde você quer ir, Alice.
Então, Alice diz não saber para onde ir e ele afirma:
– Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
Ao citar esta cena, Deivid fez, novamente, o grupo refletir sobre a importância do propósito e do trabalho deles em uma instituição que é reconhecida mundialmente pelo tratamento oncológico 100% gratuito, e afirmou que viver no modo automático pode prejudicar a sua autovalorização.
Dando gancho ao seu pensamento, o palestrante destacou uma citação de Guimarães Rosa: “Quando um animal está satisfeito, ele dorme”, e defendeu que quando as pessoas ficam na sua zona de conforto, elas param no tempo e, consequentemente, acabam estagnado na busca de seus sonhos e objetivos.
Ao longo da vida, convivemos com muitas pessoas e algumas delas acabam se tornando muito especiais. Apesar do afeto, Deivid relembrou o público que nem sempre quem mais amamos vai falar as palavras que queremos ouvir. “Às vezes, as pessoas falarão coisas que nos fazem sair da nossa zona de conforto e isso pode gerar um incomodo. Isso não quer dizer que elas não gostam de você ou fazem isso para te machucar, mas sim que elas se preocupam com o seu bem-estar, com o seu crescimento e com os seus sonhos”, destacou o palestrante.
Além disso, ele também falou sobre a importância dos conflitos em uma relação e alegou que debates são importantes para mostrar diferentes pontos de vista.
Para terminar, Deivid citou uma frase da Madre Teresa de Calcutá – “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado” – e finalizou a palestra com a última reflexão: “Será que você está cuidando do outro? Será que você está demonstrando os seus sentimentos? Pois quem guarda o afeto, é porque já o perdeu.”
Além das palavras de motivação, Deivid também cantou algumas canções de sucesso relacionadas aos assuntos, entre elas: ‘Tocando em frente’ e ‘Como é grande o meu amor por você’.
*A palestra foi viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio do PRONAC (Lei Rouanet)
Cuidando de Quem Cuida
É um evento institucional do Hospital de Amor – realizado por meio do Instituto Sociocultural – que reconhece e valoriza o compromisso dos colaboradores na assistência a pacientes oncológicos. A iniciativa reflete os valores humanizados da instituição, que prioriza o bem-estar e o cuidado tanto dos colaboradores quanto dos pacientes.
Doações
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.