Mídia
A arte como instrumento de transformação social
A arte possui muitas personalidades, formatos, ideias, universos e culturas. Por falar em universo, a arte é universal! Não importa em qual lugar do mundo você esteja, ao avistar uma você saberá que é arte.
Ela é como se fosse alguém, que pegasse em nossas mãos quando crianças e nos mostrasse tudo que podemos fazer com o que aprendermos com ela, para que lá na frente possamos retribuir passando aqueles ensinamentos para outras pessoas.
Pode ser na música, na pintura, na literatura, no teatro, na dança, no desenho, a arte é democrática. Todo mundo pode participar, não importa idade, gênero, crença ou etnia, é o lugar onde artistas profissionais e amadores interagem na mesma frequência.
E ela apresenta, a quem se arriscar a experimentar, um novo olhar sobre o mundo, sobre a sociedade, sobre as relações pessoais e sobre as coisas mais simples do cotidiano, estimulando a criatividade, a imaginação e a força de vontade por uma nova oportunidade como uma ferramenta para transformar o mundo.
“Mas espera aí, se a arte é tudo isso, como ela pode ser um instrumento de transformação social para uma pessoa?” Justamente por isso, com toda a bagagem que a arte vem até nós, como ela não poderia transformar vidas inteirinhas!?
De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
Quantas vezes você já ouviu histórias em que pessoas que passavam por dificuldades ou jovens que não tinham nenhuma perspectiva para o futuro, através da arte conseguiram conquistar caminhos extraordinários? Muitas, né!
Por isso, sempre que uma criança disser que quando crescer vai ser cantora, músico, artista, bailarina ou palhaço, não diga que “não dá para viver de arte”, porque dá sim e você só precisa incentivá-la a sonhar!
Transformando vidas:
O Instituto Sociocultural do Hospital de Amor sempre acreditou no potencial transformador da arte e por isso sempre trabalhou para incentivar o contato de crianças e jovens em tratamento com a arte, buscando apresentar a eles um olhar diferente daquela realidade.
A arte é vista como uma poderosa ferramenta de transformação individual e de desenvolvimento, por isso sempre deixamos à disposição de nossas crianças as oficinas do projeto “Arte Para Vida”, com aulas de música, teatro, literatura, fotografia e desenho. Além disso, nossos palhaços, do projeto Palhaços da Alegria e Arte na Saúde, passam pelos corredores, quartos e unidades de saúde transmitindo todo o amor e carinho que pode conter na arte.
A arte abre novos caminhos e novas oportunidades, transformando o indivíduo de dentro para fora e mostra que, independente de quem seja, estamos repletos de dons e talentos que só estão esperando aquela oportunidade para se mostrarem para o mundo.
Portanto, nunca deixe de acreditar em um futuro melhor com a arte, porque ela pode sim transformar a sociedade!
Doações
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.