Mídia

Instituto Sociocultural realiza a segunda edição do ‘Cuidando de Quem Cuida’ para professores do Ensino Fundamental

12/06/2024

No início desta semana, o Instituto Sociocultural realizou mais uma edição especial do ‘Cuidando de Quem Cuida’ para professores do ensino fundamental. Dessa vez, o bate-papo foi comandado pelo compositor de músicas infantis e criador de brincadeiras, Marcelo Serralva e o tema foi: ludicalização e a sua importância na sala de aula.

 

Criador de brincadeiras, Marcelo Serralva.

 

De acordo com o e-book ‘O que é ludicalização?’, elaborado pelo Serralva, a ludicalização é um termo que não tem no dicionário e pode ser definida como “o uso de técnicas vindas da musicalização, gamificação, psicomotricidade, contação de histórias, palhaçaria e outras referências, para inserir o lúdico-musical em contextos diversos que normalmente não estão relacionados ao brincar”.

A palestra, que aconteceu nos dias 10 e 11 de junho, foi realizada de forma lúdica, divertida e leve. Durante a ação, ele convidou o público para participar de brincadeiras e cantorias que lembravam situações cotidianas.  Segundo Serralva, a intenção deste método é realizar uma atividade em grupo. “Nós estimulamos a interação e sociabilização de qualquer faixa etária. Por isso, não usamos o termo ‘Ludicalização Infantil’, pois entendemos que o lúdico pode ser adequado para adolescentes, adultos e idosos”.

 

Para a professora do ensino fundamental I, Celina Pereira, é de suma importância uma palestra sobre este tema. “Eu uso a música para ensinar os alunos a desenvolverem o conhecimento lógico e aumentarem os seus repertórios de português. Algumas canções e brincadeiras de roda não são muito ensinadas hoje em dia, acredito que essa parte se perdeu. Então, eu acho que a educação criativa tenta resgatar todo esse contexto”, compartilhou a profissional da educação.

Sabendo que os projetos do Instituto Sociocultural são inclusivos, Marcelo Serralva também falou sobre a importância da acessibilidade. “Nós somos uma família incluída. Meu filho mais velho está fazendo mestrado e é autista. Minha esposa é completamente surda e é produtora musical. Suspeitamos também que a nossa filha mais nova tenha autismo e estamos investigando. Então, chegar aqui e ver que o evento possui acessibilidade, é muito legal”, relatou o compositor de músicas infantis.

Ele também comentou sobre a importância de ter uma apostila bilingue. “Já vi apostila em braile, mas bilingue em português e braile foi a primeira vez. Também vi que aumentaram o texto para quem tem baixa visão. Isso é muito importante”, enalteceu Marcelo Serralva.

Marcelo Serralva, sua esposa e sua filha.

 

O evento, que teve acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva, reuniu 750 profissionais e foi viabilizado pelo PROAC/ICMS, sendo realizado pelo Instituto Sociocultural do Hospital de Amor.

RELEMBRANDO DA PRIMEIRA EDIÇÃO ESPECIAL DO CUIDANDO DE QUEM CUIDA PARA PROFESSORES

A primeira palestra para este público aconteceu nos dias 14 e 15 de maio deste ano, ministrada pela psicóloga Luciene Fermiano.

O assunto foi sobre ‘Gestão das Emoções’ e também reuniu mais de 750 profissionais da área da educação. Em dois dias de palestra, os professores tiveram alguns insights sobre a importância de cuidar da saúde mental e foram convidados a refletir como eles estão lidando com as emoções, sendo elas: medo, ansiedade, estresse, cansaço e desmotivação.

Para a psicóloga Luciene Fermiano, esse assunto é muito importante porque os profissionais de educação infantil cuidam diariamente de inúmeras crianças e, por isso, vale a reflexão: como eles estão nesse processo e como estão as suas emoções?

“O foco desta palestra foi trabalhar esses sentimentos e fazer com que eles se autoconheçam e entendam como o emocional deles estão, para que assim, eles possam desenvolver e amadurecer suas emoções”, relatou a palestrante.

Atividades como essas são importantes para engajar e motivar a população local sobre assuntos que, geralmente, não são falados com frequência.

Psicóloga e palestrante, Luciene Fermiano.

Doações

O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

LEI DO INCENTIVO A CULTURA - LOGO NOVA 22.02.2024

Realização:

site logo governo federal

Patrocínio:

Proac logo

Realização:

Logo Estado de SP

Patrocínio:

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

PRONAC

Patrocínio:

PROAC

Patrocínio: