Mídia

Instituto Sociocultural apoia a Campanha Janeiro Branco e realiza ações sobre conscientização da saúde mental

18/01/2024

Com o objetivo de construir uma cultura de saúde mental, que abranja toda a humanidade, a campanha Janeiro Branco vem ganhando cada vez mais força. O mês foi escolhido devido a representatividade do início do ano, onde é comum que as pessoas comecem novos ciclos, reflita sobre a vida e tracem novas metas.

Durante o mês, o Instituto Janeiro Branco promove palestras, oficinas, cursos e rodas de conversa que abrangem a importância do assunto. Para aumentar a conscientização, o Instituto estabelece parceria com instituições públicas e privadas, que possuem interesse em aprender sobre a importância do tema, para que as relações humanas sejam mais saudáveis.

Sabendo que a saúde mental e o autocuidado são assuntos importantes, principalmente em ambientes hospitalares, o Instituto Sociocultural do Hospital de Amor realizou duas ações que incentivaram as pessoas a tirarem um tempo para relaxar e cuidar da saúde mental.

Para iniciar as atividades do ‘Movimento Janeiro Branco’, o Instituto Gustavo Rosa, em um convite especial feito pelo Instituto Sociocultural, preparou dois dias de oficina para os pacientes, acompanhantes e colaboradores da instituição, além dos moradores de Barretos (SP) e região.

De acordo com o Instituto Gustavo Rosa (IGR), o objetivo do projeto é resgatar a criança adormecida dos participantes, impactar o modo como eles olham o mundo e propor o auto percebimento. Além disso, a meta é levar conhecimento sobre cultura e arte, relaxar o corpo e a mente, e criar experiências sensoriais que tragam conforto para os convidados.

No começo da ação, os responsáveis pelo projeto apresentaram a história do artista, suas vivências e detalhes das suas obras. Em seguida, os convidados foram estimulados a despertar a imaginação para entrar em uma viagem especial, mas antes de iniciar essa aventura, eles precisaram relaxar e soltar todo o corpo em uma dança baseada na apreciação das obras do pintor.

Durante essa experiência lúdica, os participantes foram divididos em grupos e cada turma parou em uma estação, descritas como: desenho, teatro, dança, infância e música. Após de 15 minutos, eles trocavam de estação, até todos terem realizado todas as oficinas. Ao final, eles fizeram um feedback das experiências vividas durante a ação.

O evento, que era destinado para todos os públicos de todas as idades, teve em um dos dias uma líder mirim. A Isabella Rodrigues, de 9 anos, comandou o grupo ‘bolinha’ e trouxe para as outras pessoas uma visão diferente. “Como líder, eu mostrei as dificuldades e as facilidades das pessoas, para mostrar para elas que todos podem se ajudar”, destaca a participante.

A oficina artística, que aconteceu nos dias 10 e 11 de janeiro, reuniu mais de 80 participantes. A ação, que foi viabilizada pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal, teve acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Sobre o artista:

Gustavo Rosa foi um artista que começou a pintar aos três anos de idade, com um pedaço de carvão. Durante a sua trajetória, ele criou obras que transmitiam aconchego, afeto, alegria e alto astral; participou de exposições nacionais, internacionais, individuais e coletivas e, tem o seu acervo em importantes museus e instituições culturais, inclusive, no Hospital de Amor.

 

Crédito: Leandro Antonelli

 

Palestra “Saúde mental além do estigma: descobrindo o poder do autocuidado”

O segundo evento relacionado a saúde mental, assunto principal da Campanha Janeiro Branco, foi uma palestra para os colaboradores do Hospital de Amor e para o público em geral.

Na ocasião, os palestrantes Flávia Murra e Águiner Rodrigues, psicólogos que atuam diretamente com saúde mental em diversos cenários, falaram sobre a importância de desmistificar os pré-conceitos da sociedade, que muitas vezes, impedem o autocuidado.

“O Hospital de Amor, ao promover um espaço de escuta e reflexão sobre a temática “saúde mental e poder do autocuidado”, permite aos colaboradores maior consciência de suas vulnerabilidades. Dessa forma, eles conseguem encontrar, de maneira inicial, apoio profissional para as suas dificuldades”, relata a psicóloga Flávia Murra, ao ser questionada sobre a importância dessas ações na instituição.

Trazer conhecimento para todas as pessoas sobre este assunto, que ainda enfrenta tabus em pleno século XXI, faz com que as pessoas deixem de ter um pré-conceito sobre a saúde mental. Por isso, a palestrante destaca que conscientizar sempre será a melhor maneira de cuidar da saúde.

O bate-papo, que aconteceu no dia 16 de janeiro, reuniu mais de 60 participantes, de forma presencial e virtual. O projeto, que foi viabilizado pelo PROAC/ICMS e realizado pelo Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, teve acessibilidade para as pessoas com deficiência.

 

 

Créditos fotográfico: Hospital de Amor e Leandro Antonelli.

icone-galeria-fotosClique e veja a galeria de fotos

Doações

O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

LEI DO INCENTIVO A CULTURA - LOGO NOVA 22.02.2024

Realização:

site logo governo federal

Patrocínio:

Proac logo

Realização:

Logo Estado de SP

Patrocínio:

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

PRONAC

Patrocínio:

PROAC

Patrocínio: