Mídia
Instituto Sociocultural do Hospital de Amor promove oficina terapêutica: Arte na Chita
Durante o tratamento, os pacientes e os acompanhantes do Hospital de Amor enfrentam diversas adversidades. Além dos impactos físicos causados pelos medicamentos, eles também lidam com os abalos emocionais.
Por isso, o Instituto Sociocultural visa promover, ao longo do ano, ações que promovem a humanização, o cuidado e o carinho com os pacientes oncológicos.
Dessa vez, para finalizar o ano contribuindo com o bem-estar e com a saúde física e mental dos pacientes e dos acompanhantes, o Instituto Sociocultural convidou a Evacira Coraspe, coordenadora do projeto ‘Arte na Chita’, para aplicar uma atividade terapêutica.
A oficina consiste em uma atividade de bordado terapêutico que é realizada em grupo, propiciando a vivência humanizada e estimulando o aluno a ter uma visão mais ampla sobre as diversidades sociais e de si mesmo.
Pela primeira vez no município de Barretos (SP), o objetivo da ação é criar um ambiente de pertencimento e aprendizado para os alunos, além de incentivá-los a praticar a arte do bordado, a valorizar a cultura popular brasileira e influenciar na sua autonomia.
A artesã, Evacira Coraspe, cita que durante a oficina a mulher está com ela mesma. “É o momento que ela faz algumas reflexões sobre os impasses que nós vivemos durante a vida. […] Ela vai desestressar durante o processo, vai trazer um pouco de autoestima e muitas possibilidades”, destaca.
A ação, que visa ensinar um bordado terapêutico e auxilia no tratamento de doenças psicossociais, tem duração de seis meses e está sendo realizado por duas turmas, formadas pelas pacientes e acompanhantes do Hospital de Amor.
Para a aluna do projeto, Corina Pereira, esta ação é uma boa oportunidade para os participantes do projeto. “Eu estou gostando, eu não sabia fazer (o bordado) e estou aprendendo agora. Quero fazer para vender e ganhar um ‘dinheirinho”, relata.
No final da oficina, os itens bordados pelas pacientes ficarão expostos no North Shopping Barretos. As alunas poderão vender os seus itens para quem tiver interesse e todo o valor será revertido para elas, para incentivá-las com a sua autonomia.
Doações
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.