Mídia
Coral Acordes Vocais realiza apresentação especial para o mês das crianças na unidade infantojuvenil do Hospital de Amor.
Na última quinta-feira, 26 de outubro, o Coral Acordes Vocais preparou uma apresentação lúdica e especial para os pacientes da unidade infantojuvenil do Hospital de Amor. O concerto, que foi dividido em sete momentos, trouxe para os pequenos e familiares diversos sentimentos, entre eles: emoção, felicidade, gratidão e amor.
A realização do concerto foi um grande sonho realizado pelo grupo. “Essa ideia de montar um musical para as crianças nasceu há muito tempo e, neste ano, com o empenho de todos, conseguimos realizá-lo”, destaca a maestrina do Coral Acordes Vocais, Angélica Amêndola.
O objetivo da apresentação era oferecer aos pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição, além de todo o público presente, uma tarde diferente, na qual a magia do musical pudesse acalmar o coração de cada paciente, concedendo momentos de alegria e diminuindo, por alguns momentos, a dor e o impacto do tratamento.
O evento contou com um repertório lúdico e especial. Além disso, também havia intérprete de libras.
A apresentação:
Barulhos sonoros e um cenário colorido e interativo, que imitavam um trem, invadiram a unidade infantojuvenil marcando a primeira cena da apresentação.
Para iniciar a segunda cena, os coralistas se prepararam para trazer o mundo da Disney para os pequenos, com uma canção especial da obra ‘A Bela e a Fera’. Mas, antes de iniciar a música “Sentimentos São”, houve uma breve recordação da história desse casal, que durante o filme consegue encantar a todos com a quebra do feitiço, por meio do amor.
Após a emoção de uma apresentação especial, os solistas se prepararam para trazer o mundo mágico da Arábia para os pacientes do HA, afinal, pedidos podem se realizar. A terceira cena foi marcada pela apresentação de ‘Aladdin’, outro filme clássico da Disney. Neste momento, os pequenos puderam ouvir “Um Mundo Ideal”, interpretado pelo barítono, Lázaro Novaes e pela soprano, Priscila Fernandes.
De acordo com o coralista, Lázaro Novaes, “fazer isso e ver a reação das crianças, igual a minha quando tinha essa idade, não tem preço. Ver os pacientes se distraindo, os olhinhos deles brilhando e poder mostrar a beleza do mundo, como a própria letra do Aladdin fala, não tem preço. É um sentimento de satisfação e agradecimento por ter tido a oportunidade de fazer parte do dia dessas crianças.”
Mas a magia e a apresentação não acabaram por aí! Para a quarta cena, os coralistas saíram da Arábia e foram direto para o mar, com uma apresentação especial de “Moana”. Dessa vez, a música que complementava o cenário era: “Saber Quem Sou”, interpretado pela soprano do Coral, Cristiane de Oliveira
A quinta cena começou com os coralistas fantasiados de ratos, afinal, a próxima apresentação era “O Rato”, o clássico da banda Palavra Cantada. Infelizmente, o rato não conseguiu se casar porque o “Dueto dos Gatos” tomou conta da apresentação, marcando a sexta cena do concerto.
Após essa confusão de ratos e gatos, os pequenos foram para a savana africana porque o coral havia preparado um safari! Para iniciar a sétima cena, os coralistas se prepararam para interpretar outro clássico da Disney: “O Rei Leão”.
Após a apresentação e um breve resumo sobre a história de Simba, o coral encerrou o musical com outras três canções do clássico infantil, sendo elas: ‘Hakuna Matata’ – música que Simba aprendeu com os amigos Timão e Pumba; ‘The Lion Sleeps Tonight’ e ‘The Cicle of Life’ – tema de abertura do filme.
“Essas apresentações especiais do Coral sempre nos deixam ainda mais felizes na entrega, pois conseguimos estar mais envolvidos em todo processo de criação, figurino e caracterização”, relata o barítono do Coral Acordes Vocais, Kaio Costa. Questionado sobre a sensação de interpretar o diálogo entre Rafiki – O babuíno e o búfalo-africano, ele complementa: “apresentar o Rei Leão para as crianças, que é um clássico dos musicais e da minha geração, foi muito incrível!”
Momentos como estes, além de trazer paz e alegria para os pacientes, acompanhantes e colaboradores da instituição, reforçam o pilar de humanização.
Sobre o Coral Acordes Vocais:
O projeto foi idealizado e implementado em 2015, pelo diretor médico do Hospital de Amor Infantojuvenil, Dr. Luiz Fernando Lopes. Em 2017, o projeto foi integrado, oficialmente, no Instituto Sociocultural do HA, com a regência da maestrina Angélica Amêndola.
O objetivo do coral é sensibilizar, por meio de músicas, os pacientes e colaboradores da instituição, e consequentemente, toda população.
Doações
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.