Mídia
Aprenda o conceito de “lúdico” e sua importância para as crianças
A ludicidade é um elemento que permeia a educação infantil e o desenvolvimento da criança. Ela está relacionada às múltiplas linguagens infantis e por estar ancorada nas interações humanas, se faz presente desde o período mais tenro da História.
A ludicidade propicia à criança a sua formação e construção da sua identidade, graças à sua característica histórico-cultural.
Mas afinal de contas, o que é “lúdico” ?
O lúdico não se restringe apenas aos jogos e brincadeiras, pois pode ser entendido como qualquer atividade que proporcione momentos de prazer, integração, entre outros.
É na verdade uma experiência na qual o indivíduo adquire conhecimento de si mesmo e do outro pois implica momentos de percepção, ressignificação, expressividade, fantasia, imaginação e realidade. Ele transcende o brincar, uma vez que esses elementos potencializam o processo de ensino-aprendizagem na infância.
O lúdico humaniza a criança através das relações com o outro, produz cultura e ajuda a modificar o universo entorno dela.
Aprender de forma prazerosa proporciona à criança a possibilidade de construir a sua imaginação e, progressivamente, aprender a distinguir o real do imaginário. Os benefícios da ludicidade também não estão restritos apenas ao ambiente escolar e são capazes de influenciar o sujeito ao longo da vida adulta.
As atividades lúdicas não devem ser entendidas apenas como momentos de descanso da criança, mas sim como peças importantes na sua formação humana, através de um olhar que priorize a criança e suas capacidades cognitivas, afetivas, físicas e morais.
É importante ressaltar também que a escola não é a única capaz de utilizar a ludicidade. Os pais também podem propor momentos em família que explorem a ludicidade como um fator importante para a criança.
Fontes: Núcleo do Conhecimento e Educa Mais Brasil
Doações
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.