Relatórios Bobológicos
A arte do Palhaço dentro do ambiente hospitalar
Muito mais do que levar alegria e arrancar gargalhadas, aqui o Palhaço tem um papel fundamental para o paciente e o tratamento: promover o bem-estar!
Neste último ano de pandemia, causada pela covid-19, a presença dos Palhaços da Alegria – Dr. Mingal e Dr. Figuerino – no ambiente hospitalar tem sido ainda mais importante e significativa. Com as relações sociais indo para o ambiente virtual e nos encontrando com o mínimo de pessoas possíveis pessoalmente, o carinho e a felicidade deles tem sido uma forma de aquecer os corações das crianças, jovens e acompanhantes que passam pelos nossos corredores.
A dedicação e a entrega pelo trabalho foi tanta que até os profissionais – nossos queridos médicos besteirologistas – mudaram suas rotinas e elaboraram, junto com equipe do Hospital de Amor, um protocolo para seguirem e continuarem trabalhando em segurança, principalmente pelos pacientes.
A arte do palhaço é sensível, alegre e transforma a tristeza do outro em felicidade, através de brincadeiras e atividades que tiram a atenção daquela difícil realidade, plantando uma sementinha de esperança. E o cuidado e o carinho são tão grandes que inspiram outras pessoas! Quem aí lembra do Luiz Otávio, 5 anos, que após ver uma campanha arrecadando de doação do Dr. Mingal decidiu vender seus brinquedos para ajudar o Hospital do Amor. (Leia a matéria aqui)
Fazer o bem é contagiante, ver tantos sorrisos por onde passa é satisfatório e chegar em casa depois de um logo dia levando alegria e leveza para a difícil realidade é sinal de trabalho cumprido!
Nós, do Instituto Sociocultural, acreditamos no potencial da arte e da cultura para promover o bem-estar e melhorar o dia de inúmeros pacientes no tratamento do câncer, por isso, incentivamos a realização de projetos culturais, do aprendizado e da humanização.
Doações
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.