Risoterapia

Risoterapia: Você sabia que rir é o melhor remédio?

30 de Março | 2020

Simmm, rir e dar muita gargalhada é o melhor remédio para os nossos dias mais cinzas! A gente sabe que o ambiente hospitalar pode se tornar uma “caverna cheia de monstros” para as crianças, deixando-as com medo do desconhecido, inseguras, ansiosas e tristes, influenciando até na recuperação delas.

Nesse momento, quem dá as caras é a Risoterapia! Aqui no Hospital de Amor Infantojuvenil, a terapia do riso fica por conta de uma turminha muito da bagunceira e animada (mas com um coração gigante, viu?), que são os Palhaços da Alegria. Eles passam pelos nossos corredores, quartos e recepções fazendo brincadeiras e levando muito amor a todo mundo, ressignificando completamente aquele ambiente e trazendo um sorriso enorme no rosto das crianças, familiares e profissionais da saúde.

“E a Risoterapia é tão importante assim para a criança?”

Sim, mesmo com toda a dedicação da equipe e dos familiares, a recuperação depende muito de como cada paciente está se sentindo e se estiver contente, as chances do tratamento surtir mais efeito ao decorrer dos dias é maior. É neste momento que a terapia do riso começa a dar resultados, trazendo de volta aquela chama de esperança que estava lá no fundinho.

A Risoterapia é responsável por trazer diversos benefícios aos pacientes em tratamento e sua família, pois dar risada ajuda a preservar nossa saúde mental, a espantar o estresse e até mesmo ajudar no nosso sistema imunológico por conta do efeito anestésico que o riso tem.

Conforme o estudo “Educação e Saúde: Crianças Hospitalizadas são Beneficiadas com a Risoterapia”, esta terapia carrega consigo o importante papel de ser utilizada como uma forma de entretenimento aos pequenos pacientes, fazendo com que se conectem com o lazer oferecido ali e esqueçam um pouco da realidade que estão enfrentando para pensar em coisas boas, brincar e se divertir. Além disso, também aponta que a Terapia do Riso colabora para uma melhora na qualidade de vida, ajudando no convívio entre pacientes, familiares e profissionais da saúde e principalmente na recuperação.

Ou seja, a Risoterapia só traz benefício e alegria para o ambiente hospitalar, para as crianças e suas famílias!

 

Fonte: ProDoctor e Revista Científica Coprecis – Congresso Nacional de Práticas Educativas.

NOBREGA, J. N. et al. Educação e Saúde: Crianças hospitalizadas são beneficiadas com a Risoterapia. <Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/coprecis/trabalhos/TRABALHO_EV077_MD1_SA18_ID728_21082017202918.pdf > Acesso em: 30/03/2020

Doações

O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

lei-cultura

Realização:

secretaria-especial-cultura

Patrocínio: