Mídia
Henrique Prata lança novo livro com foco na discussão sobre saúde pública no Brasil
Henrique Prata lança novo livro com foco na discussão sobre saúde pública no Brasil
Com lançamento oficial nesta quinta-feira, dia 29, obra é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Quem são as pessoas que mandam na saúde do Brasil? Para Henrique Prata, muitas dessas pessoas são verdadeiros lobos em pele de cordeiro. Sem medo de citar fatos e nomes, o presidente do Hospital de Amor, com sede em Barretos (SP), em seu novo livro “O Parque dos Lobos – A medicina privada do dinheiro limitando a prática da saúde pública”, denuncia os valores invertidos que encontrou durante mais de três décadas de gestão na área oncológica no SUS, e mostra a realidade de um sistema que parece se fechar especialmente quando pessoas mais necessitadas precisam dele, explorando os vulneráveis para poder lucrar mais.
Sem perder a esperança e com muita fé no futuro, o autor também mostra o outro lado da moeda e conta casos inspiradores de heróis que salvam vidas diariamente, convocando todos os leitores para uma corrente do bem, com o objetivo de enfrentar os entraves que dificultam a existência de uma saúde pública de qualidade no país. A obra, que será lançada oficialmente nesta quinta-feira, dia 29 de junho, no IRCAD América Latina, a partir das 16h, é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), conhecida como Lei Rouanet.
Sobre o Hospital de Amor
Excelência em oncologia, o Hospital de Amor, maior centro oncológico de atendimento 100% gratuito da América Latina, fechou o ano de 2022 com 1.673.441 atendimentos realizados a 540.730 pacientes vindos de 2.531 municípios – isso quer dizer que, no ano passado, o HA cuidou de alguém vindo de 45.4% das cidades do país. O HA possui diferenciais de destaque, sobretudo dentro do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, como uma filial do maior centro de treinamento de cirurgia minimamente invasiva do mundo – o IRCAD; um dos maiores serviços de prevenção em câncer do Brasil, com o maior número de unidades móveis para rastreamento e detecção precoce do mundo; e um Instituto de Ensino e Pesquisa focado em oncologia, incluindo um Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular, que proporciona não apenas a possibilidade de grandes avanços em pesquisa científica na área e a formação de profissionais extremamente qualificados, mas também um tratamento mais personalizado e assertivo aos pacientes da instituição. Fruto de toda essa estrutura, desde 2018, a instituição se destaca como o primeiro hospital da América Latina no ranking da SCImago Institutions Rankings (SIR), um levantamento de reconhecimento internacional, que avalia a qualidade de instituições (públicas ou privadas) em todo o mundo, considerando os critérios: pesquisa, inovação e impacto social.
Sobre o Instituto Sociocultural do HA
Fundado em 2008, o Instituto Sociocultural é uma associação civil sem fins lucrativos, responsável pela viabilização e implantação de projetos públicos socioculturais em prol a Fundação Pio XII e também para a sociedade em geral, com o objetivo de desenvolver atividades nas áreas de humanização, arte e cultura em sua interface com a saúde pública.
Serviço Imprensa
Lançamento do livro “O Parque dos Lobos – A medicina privada do dinheiro limitando a prática da saúde pública”, por Henrique Prata
Data: 29 de junho
Horário: 16h
Local: IRCAD América Latina – Barretos (SP)
Doações
O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.