Mídia

Contação de Histórias em hospitais: A humanização de um ambiente

19/06/2020

Conseguimos imaginar com facilidade as crianças em diversos lugares, estudando na escola, brincando no parque, passeando na pracinha, assistindo desenhos em casa e tantos outros, não é? Mas já percebeu em como eles são sempre alegres?

Pois é, dificilmente imaginamos as crianças vivendo em um lugar ou situação que seja triste ou faça parte das dificuldades da vida. O ambiente hospitalar faz parte deles, porque todas as vezes que pensamos na palavra “hospital” associamos rapidamente com adultos, idosos e os próprios profissionais da saúde. Faz o teste, imagina um hospital e vê quais pessoas aparecem primeiro na sua cabeça.

Seria muito bom se fosse assim, se os pequeninos não ficassem doentes ou precisassem ir ao hospital, né? Mas as crianças estão presentes nos hospitais sim e muitas já começam a enfrentar essa realidade bem cedo. Vendo por um outro lado, nasceram ideias e projetos com o objetivo de melhorar e amenizar os dias em que estão por lá, tornando esses momentos difíceis e delicados mais leves.

Entre tantas práticas está a Contação de Histórias, que levam as crianças a novos mundos, épocas diferentes e a conhecerem incríveis personagens, que os ajudam a atravessar tudo aquilo e continuarem acreditando que ficará tudo bem.

Tem quem diga que leitura em hospitais é só para distrair os pequenos pacientes, mas a verdade é que ela vai muito além disso, ela traz ensinamentos por mais singelos que sejam. Os livros e as histórias ajudam as pessoas, dentro de cada página há um novo dilema em que alguém, aqui na vida real, estará passando.

De acordo com uma matéria do Blog da Leiturinha, um estudo feito no Hospital Pediátrico da Universidade Federal de Santa Catariana indicou que o desconforto e a dificuldade das crianças parecem dar lugar às risadas em momentos divertidos ou engraçados das histórias. Tá vendo, a leitura tem um poder gigante em um lugar assim, fazendo companhia inclusive para os pais, familiares e os próprios profissionais dos hospitais, que também ouvem as histórias!

Aqui no Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, nós acreditamos muito no poder da arte e em como ela pode se tornar uma grande aliada nos tratamentos e dia a dia no ambiente hospitalar. Por isso, além de diversas atividades que desenvolvemos aqui com os Palhaços da Alegria, brinquedistas e Oficinas Culturais, também temos a contação de histórias, por meio da Oficina de Literatura!

Quer saber mais sobre nossos projetos? É só clicar aqui e conhecer tudinho!

Fonte: Blog da Leiturinha

Doações

O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

LEI DO INCENTIVO A CULTURA - LOGO NOVA 22.02.2024

Realização:

site logo governo federal

Patrocínio:

Proac logo

Realização:

Logo Estado de SP

Patrocínio:

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

PRONAC

Patrocínio:

PROAC

Patrocínio: