Mídia

A leitura como terapia para crianças na rotina hospitalar

12/02/2020

A frase “era uma vez” é uma das mais ouvidas pelas crianças na infância, funcionando como um botãozinho de ligar de uma máquina do tempo, que as transporta para um universo cheio de fantasias, personagens, histórias e muita imaginação!

E quem vê os olhinhos brilhando nem imagina por quais caminhos e mundos as mentes dos pequeninos estão passando. E quer saber quem é o responsável por isso? Ele mesmo, o livro!

O Livro e a sua fiel escudeira, a Leitura, são responsáveis por nos causar infinitas sensações, tanto que se tornaram essenciais na vida de todo mundo, né! E assim como a arte, a leitura está presente em tudo, seja em uma revista, outdoor, placas, redes sociais, filmes, em TUDO! (Colocamos até em letra maiúscula porque é em tudo mesmo, hihi)

E para as crianças que estão passando por algum tratamento de saúde, a leitura pode ter uma importância ainda maior. Ao ouvirem as histórias, elas conseguem visualizar sentimentos e dilemas reais da infância, como medo e curiosidade, apresentados pelos personagens.

Além disso, é no momento em que a ansiedade e o medo por não estarem em casa e pela situação que estão passando que a leitura e os livros surgem como uma espécie de refúgio, apresentando um mundo imaginário e cheio de personagens dos mais diversos tipos!

A leitura como terapia

Como tudo surge a partir de um texto, a leitura age como terapia em ambientes hospitalares, ajudando a deixar o atendimento mais humanizado e ajudando a melhor a qualidade de vida das crianças e familiares. A Maria Fernanda, integrante da Oficina de Literatura aqui do Instituto Sociocultural do Hospital de Amor, contou como os livros têm ajudado no seu tratamento e como é possível levar cada aprendizado para situações da vida. Olha só!

Atualmente, alguns hospitais têm utilizado livros e a leitura como forma de terapia em tratamento de seus pacientes. A Biblioterapia, estudada desde o século XX, possibilita ao leitor encontrar soluções para dilemas dentro das histórias, entendendo melhor suas emoções ao se colocar no lugar do personagem.

Já dá para imaginar como a leitura tem se tornado essencial nesses ambientes e casos, né? Ela ajuda que vivenciem um dia após o outro de maneiras diferentes, aumentando a vontade de viver e incentivando uma leitura frequente. Sem dizer em ir a lugares que somente os livros podem levar!

É bem isso mesmo, para quem lê, não há limites na imaginação!

Fonte: Jornal Nexo

Doações

O Hospital de Amor (atual nome do Hospital de Câncer de Barretos) recebe pacientes de todos os estados do Brasil, oferecendo atendimento 100% gratuito. A instituição conta com profissionais altamente qualificados e realiza um importante trabalho para aumentar os índices de cura e sobrevida. Porém, nada disso seria possível sem o apoio dos diversos segmentos da sociedade, como pessoas físicas e empresas.

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

LEI DO INCENTIVO A CULTURA - LOGO NOVA 22.02.2024

Realização:

site logo governo federal

Patrocínio:

Proac logo

Realização:

Logo Estado de SP

Patrocínio:

Patrocinadores

Conheça os patrocinadores do Instituto.

PRONAC

Patrocínio:

PROAC

Patrocínio: